APRESENTAÇÃO do NEGÓCIO SALÕES de BELEZA
Consultoria de Resultados para Implantação de novos Salões de Beleza e Centros de Estética e Otimização de Resultados para negócios em operação.
O negócio de salão de beleza oferece serviços dirigidos à estética capilar, higiene, estética e embelezamento das mãos e pés, depilação, estética das sobrancelhas e cílios, maquiagem facial, podendo agregar outros serviços da estética facial. É um negócio que exige desempenho profissional de alto nível e sintonizado com as tendências definidas pelos padrões mundiais, uma vez que a facilidade de comunicação quebrou definitivamente as barreiras regionais. Cursos profissionalizantes, de nível técnico ou superior, surgem a cada dia, criando novos padrões de desempenho e especializando os serviços. Alguns serviços típicos dos salões de beleza:
Para os cabelos
Alongamento
CauterizaçãoCorte
Escova
Escova definitiva
HidrataçãoLavagem do cabelo
Mechas
Penteado
Permanente
Tintura
Tonalizante
Reflexo
Relaxamento
Para os pés e mãos
Cutilação
Aplicação de esmalte
Tratamento de fungo
Esfoliação
Polimento
Aplicação e manutenção de unhas de porcelana
Depilação
Estética de sobrancelha e cílios
Maquiagem
Pequenos tratamentos de pele
Mercado
É um mercado que apresenta uma certa maturidade, porém, ainda oferece enorme espaço para profissionalização e melhoria da qualidade, tanto dos serviços prestados, quanto do atendimento pessoal ao cliente.
Existe uma grande quantidade de salões de beleza que trabalha de forma precária, em instalações inadequadas, com profissionais mal preparados e sem conhecimentos mínimos sobre a melhor forma de administrar um pequeno negócio.
Grandes empreendimentos vêm surgindo nessa área, com competência técnica para prestar serviços de qualidade e com tratamento diferenciado ao cliente. Já existem hoje salões de beleza que ocupam mais de 1.800 metros quadrados de área nobre em espaços de grande circulação de pessoas.
Porém, há muito espaço para novos negócios, desde que, estejam comprometidos com a inovação, prestem serviços de qualidade, cobrem preços razoáveis e compatíveis com a média da região, ouçam seus clientes e adaptem seus serviços às características e expectativas da clientela e dos potencias clientes.
Dessa forma, o novo empreendedor poderá ter sucesso e fidelizar uma boa clientela para a manutenção do seu negócio.
É um mercado estável, não sofre de crises sazonais e está embalado pela crescente adesão do gênero masculino a serviços desse setor. A estabilidade econômica e a manutenção dos padrões de renda da população indicam um cenário promissor.
Localização
Uma boa localização é aquela que favorece o acesso das pessoas, com o menor grau possível de dificuldade.
Um salão de beleza deverá estar instalado próximo ao local de residência do público-alvo, ou em locais de grande freqüência de público como em Shopping ou outros locais de grande fluxo de pessoas, que favoreça o estacionamento de veículos e possua boas condições ambientais para uma permanência agradável da clientela.
Bairros populosos e proximidades de condomínios, são locais bastante adequados para a instalação de um salão de beleza.
Estrutura
A área destinada ao Salão de Beleza vai variar de acordo com o conjunto de serviços a serem ofertados e a quantidade de profissionais que serão contratados.
A estrutura básica deve contar com um conjunto de salas ou ambientes delimitados e preparados para cada tipo de atendimento ou serviço. Sugere-se:
Recepção – Deve ter um balcão de atendimento com equipamentos de informática que possibilitem o cadastramento dos clientes e o controle dos serviços realizados. Pode contar com o serviço de CAIXA no mesmo local. Deve ter telefone para atendimento e contatos diversos.
Sala de espera – Deve oferecer comodidade aos clientes e preferencialmente, dispor de água, cafezinho, revistas atualizadas,
jornais, televisão e musica ambiente.
Salas de atendimento – Devem ter tamanho suficiente para acomodar os móveis e equipamentos necessários a cada tipo de serviço. Pode-se utilizar biombos para dividir espaços maiores e criar áreas privativas para o atendimento individual, dando privacidade e conforto aos clientes. A iluminação do ambiente deve ser serena e agradável, proporcionando tranqüilidade tanto aos clientes quanto aos empregados. Da mesma forma, a cor das paredes e do piso deve ser discreta. O ambiente deve ser arejado e a temperatura agradável, se necessário, instalar aparelhos condicionadores de ar.
Banheiros – Devem estar próximos das áreas de atendimento e serem suficientes para o fluxo de pessoas que freqüenta o Salão de Beleza.
Estacionamento - É muito importante que haja espaço para estacionamento, ou convênio com estacionamentos próximos, o que pode traduzir-se em diferencial favorável ao negócio.
Canais de distribuição
Os serviços são prestados nas instalações do Salão de Beleza. Em algumas situações os clientes poderão ser atendidos em outros locais, como: em domicílio e/ou nos intervalos de trabalho de outras empresas, desde que avaliado e negociado previamente.
Exigências legais específicas
É necessário contratar um contador profissional para legalizar a empresa nos seguintes órgãos:
-Junta Comercial;
-Secretaria da Receita Federal (CNPJ);
-Secretaria Estadual de Fazenda;
-Prefeitura do Município para obter o alvará de funcionamento;
-Enquadramento na Entidade Sindical Patronal (empresa ficará obrigada a recolher por ocasião da constituição e até o dia 31 de
janeiro de cada ano, a Contribuição Sindical Patronal);
-Cadastramento junto à Caixa Econômica Federal no sistema "Conectividade Social – INSS/FGTS".
-Corpo de Bombeiros Militar.
Deve-se observar cuidadosamente o limite de atuação de um salão de beleza, em relação aos serviços ofertados.
É necessário ter clareza sobre os limites que caracterizam um salão de beleza e um centro de estética.
Na prática verifica-se uma certa confusão entre os dois ramos de negócio. É relativamente comum a expansão de serviços de um salão de beleza transforma-lo em centro de estética, sem a observação das exigências legais específicas.
Antes das providências de registro e legalização da empresa é aconselhável consultar um bom contador e verificar todas as exigências legais no âmbito estadual, municipal, código de defesa do consumidor e ANVISA.
A ANVISA, através dos Centros de Vigilância Sanitária Estaduais e Municipais fornece todas as informações de ordem legal, a respeito do uso de cosméticos, esmaltes, produtos para tratamento capilar e outros que o empresário desejar utilizar no seu salão de beleza.
Os salões de beleza são fiscalizados pelas secretarias municipais de saúde, que em geral são bastante rigorosas, pelo grande potencial de risco que esses estabelecimentos podem oferecer aos clientes.
Os alvos principais das vigilâncias giram em torno da esterilização de utensílios e instrumentos, o uso de substâncias que oferecem risco aos clientes (Ex: formol), higiene, limpeza e adequação do ambiente físico, correta utilização de cera para depilação, uso de toalhas descartáveis, etc.
A LEI 6.360 de 23 de Setembro de 1976, publicada no DOU de 24/09/1976, regulamentada pelo Decreto n.º 79.094, de 05/01/1977, dispõe sobre a vigilância a que ficam sujeitos os medicamentos, as drogas, os insumos farmacêuticos e correlatos, cosméticos, saneantes e outros produtos e dá outras providências como por exemplo, requisitos para registro.
Pessoal
A quantidade e as especializações dos profissionais necessários serão estabelecidas após a decisão dos serviços a serem prestados pelo estabelecimento. Via de regra, um salão de beleza conta com:
-Recepcionistas;
-Cabeleireiros profissionais,
-Profissionais em manicure e pedicure;
-Maquiadores;
-Depiladores;
-Esteticistas faciais, para pequenos tratamentos de pele.
Além do conhecimento técnico é imprescindível que os colaboradores tenham competências que favoreçam o bom relacionamento com os clientes. Nessa área trabalha-se com a vaidade das pessoas: é necessária muita percepção sobre os desejos do cliente, ouvindo com atenção, entendendo suas expectativas, sugerindo soluções pertinentes e adequadas ao seu perfil pessoal.
De um profissional de salão de beleza espera-se:
-Competência profissional – serviço de qualidade;
-Ética profissional;
-Interesse e compromisso pelo bem estar do cliente;
-Tratamento igual para todos – ausência total de preconceitos;
-Discrição, companheirismo com os demais colegas e compromisso com os horários estabelecidos.
Os cabeleireiros precisam estar sempre atualizados. A responsabilidade de cada um é muito grande. Cada cliente espera que o profissional seja capaz de fazer o melhor com o seu cabelo, seja em relação a corte, coloração, ou qualquer outro procedimento.
Sugere-se a participação em seminários, congressos e cursos, para mantê-los atualizados e sintonizados com as tendências do setor.
O empreendedor deverá estar atento para a Convenção Coletiva do Sindicato dos Trabalhadores nessa área, utilizando-a como balizadora dos salários e orientadora da carga-horária de trabalho, evitando assim, conseqüências desagradáveis.
Automação
O mercado dispõe de diversos sistemas de gerenciamento de Salões de Beleza. Esses softwares possibilitam o controle do agendamento de clientes, cadastro e histórico de serviços prestados a cada cliente, serviço de mala direta para clientes e potenciais clientes, controle de estoque de produtos, cadastro de equipamentos, gerenciamento de serviços dos empregados, controle de comissionamento, controle de contas a pagar e a receber, fornecedores, folha de pagamento, fluxo de caixa, fechamento de caixa, etc.
Matéria Prima / Mercadoria
A matéria prima utilizada no Salão de Beleza é representada, basicamente, por cosméticos, shampoos, tintura para cabelo, cremes, esmaltes para unhas, cera para depilação e alguns produtos auxiliares aos serviços oferecidos.
Como já foi citado em outros tópicos,
somente após a definição da abrangência dos serviços que o Salão de Beleza vai prestar aos clientes, é que será possível estabelecer o universo de produtos a serem adquiridos.
Para efeito de esclarecimento e orientação ao futuro empreendedor, será fornecida a seguir, uma listagem de alguns produtos comumente usados nesse negócio:
Cera para depilação;
Papel para depilação;
Creme para depilação;
Creme para massagem;
Fluído para massagem;
Cremes - esfoliante, hidratante, limpeza;
Esmaltes;
Produtos para maquiagem;
Produtos para coloração de cabelo, descoloração e permanente;
Shampoo;
Condicionador;
Cremes para cabelo.
Equipamentos
Para a recepção e sala de espera serão necessários os seguintes móveis e equipamentos:
-01 microcomputador completo;
-01 impressora;
-01 linha telefônica;
-01 impressora de cupom fiscal;
-Mesas, cadeiras, armários, prateleiras, estantes de acordo com o dimensionamento das instalações;
-Gaveteiro para guardar dinheiro, cheques e tickets de cartões de débito e crédito;
-Equipamento para recebimento através de cartões de débito e crédito (o empreendedor decide);
-Sistema de Ar Condicionado dimensionado de acordo com o tamanho do ambiente;
-Sistema de som ambiente – (opcional);
-01 aparelho de TV – TV a cabo – (opcional);
-Mesa de centro, sofás ou poltronas, porta revistas, garrafas térmicas para café, prateleira para o café, bebedouro de água, porta copos; tudo dimensionado de acordo com o porte do empreendimento.
Para a área de atendimento profissional, somente após a decisão sobre os serviços que serão prestados é que será possível relacionar os equipamentos necessários. A título de informação, alguns equipamentos, utensílios e acessórios utilizados em salões de beleza serão relacionados a seguir:
-Poltronas hidráulicas;
-Lavatórios para cabelos;
-Secador com pé;
-Secadores manuais;
-Cadeira para secador com pé;
-Estufas;
-Chapinhas para cabelos;
-Carrinhos de apoio - para secador, escovas, etc;
-Espelhos;
-Cadeiras de manicure;
-Carrinho para manicure
-Utensílios de trabalho: tesouras, escovas, pentes, alicates, bacias, toalhas, etc;
-Utensílios descartáveis diversos – incluindo batas, jalecos, lençóis, travesseiros, toucas, luvas, etc.
-Cadeiras para massagem anti-stress;
-Carrinhos auxiliares para aparelhos e acessórios;
-Cadeira reclinável para limpeza de pele e massagem facial;
-Cadeiras para bancadas com espelho;
-Estantes e armários para guarda de produtos de beleza, tintura, material de higiene, etc;
-Macas.
Organização do processo produtivo
O Salão de Beleza deverá contar com uma organização interna que estabeleça um fluxo de atividades para prestação dos serviços.
Os processos deverão estar divididos em:
Serviços de Recepção e Atendimento ao Cliente – responsável pelo cadastramento, agendamento de horários, recepção e registro dos
serviços personalizados a serem realizados, acomodação enquanto o cliente espera o seu horário, encaminhamento aos profissionais atendentes, cobrança de valores, manutenção de registros que definem o perfil do cliente, ações de pós-venda e fidelização.
Serviço de Atendimento Qualificado – responsável pela prestação do serviço específico a cada cliente. Deve ser representado por áreas ou setores, de acordo com a característica do serviço. Assim, cada cliente será encaminhado a um determinado setor ou profissional atendente, conforme o serviço ou conjunto de serviços que ira receber. Determinados setores, como é o caso da depilação, serão delimitados por divisórias ou biombos e os demais são caracterizados por células de trabalho.
Serviço Administrativo – responsável pela organização do processo produtivo, definição de diretrizes de trabalho, gestão da equipe de profissionais, acompanhamento e controle das atividades, compras, finanças, divulgação do negócio, contratação de pessoas e outros serviços correlatos. Nos Salões de Beleza de pequeno porte essa atividade é exercida pelo proprietário.
Diversificação / Agregação de valor
O empreendedor deverá verificar todas as possibilidades de agregar serviços que tenham boa procura pela clientela e que estejam relacionados ao seu negócio. É recomendável visitar outros Salões de Beleza que já funcionam há algum tempo e pesquisar na internet para conhecer novos serviços e tendências do setor.
O empreendedor deve ter em mente que agregar valor significa ampliar a satisfação do cliente, seja por serviços auxiliares que facilitam a vida das pessoas, ou pela qualidade do atendimento, demonstrando valorização a cada indivíduo, pelo respeito, atenção,
interesse, compromisso e responsabilidade que cada profissional dispensa no desempenho das suas atividades.
Ouvir os clientes e detectar suas aspirações e expectativas é muito importante para orientar a oferta de novos serviços. Atendimentos personalizados, em horários especiais ou em locais alternativos, que facilitem a vida do cliente e ofereçam comodidade, podem agregar valor e fazer diferença, ampliando as possibilidades de captar novos clientes e fidelizar os atuais.
Investimentos
Investimento compreende todo o capital empregado para iniciar e viabilizar o negócio até o momento de sua auto-sustentação. Pode ser caracterizado como:
Investimento fixo – compreende o capital empregado na compra de imóveis, máquinas, equipamentos, móveis, utensílios, instalações,
reformas, veículos, taxas de franquias, (se for o caso), etc.
Investimentos pré-operacionais – são todos os gastos ou despesas realizadas com projetos, pesquisas de mercado, registro da empresa, honorários profissionais e outros.
Capital de giro – É o capital necessário para suportar todos os gastos e despesas iniciais, geradas pela atividade produtiva da empresa.
Destina-se a viabilizar as compras iniciais, pagamento de salários nos primeiros meses de funcionamento, impostos, taxas, honorários de contador, despesas com vendas, financiamento de vendas a prazo, giro de estoques e outras.
Para um Salão de Beleza de pequeno porte, com 3 Cadeiras de Corte, pode-se estabelecer uma necessidade de capital para aquisição dos seguintes ítens:
-Reforma e adaptação de uma sala de 60m² - inclui placa de identificação e segurança;
-01 microcomputador completo, impressora e impressora de cupom fiscal;
-Infraestrutura de comunicação – telefone, internet,site;
-Móveis, equipamentos de serviço, utensílios, estantes, balcões, prateleiras, espelhos;
-Aparelho de TV, DVD player, sistema de som, ar condicionado;
-Despesas de registro da empresa, honorários profissionais, taxas, etc;
-Gastos com a compra de produtos de uso, incluindo batas, jalecos, descartáveis, etc;
-Capital de giro para suportar o negócio nos primeiros meses;
Capital de giro
Capital de giro é um montante de recursos financeiros que a empresa precisa manter para garantir a dinâmica do seu processo de negócio.
O capital de giro precisa de controle permanente, pois tem a função de minimizar o impacto das mudanças no ambiente de negócios onde a empresa atua.
O desafio da gestão do capital de giro deve-se, principalmente, à ocorrência dos fatores a seguir:
-Variação dos diversos custos absorvidos pela empresa;
-Aumento de despesas financeiras, em decorrência das instabilidades desse mercado;
-Baixo volume de vendas;
-Aumento dos índices de inadimplência;
-Altos níveis de estoques.
O empreendedor deverá ter um controle orçamentário rígido de forma a não consumir recursos sem previsão.
O empresário deve evitar a retirada de valores além do pró-labore estipulado, pois no início todo o recurso que entrar na empresa nela deverá permanecer, possibilitando o crescimento e a expansão do negócio. Dessa forma a empresa poderá alcançar mais rapidamente sua auto-sustentação, reduzindo as necessidades de capital de giro e agregando maior valor ao novo negócio.
A previsão de necessidade de capital de giro para um salão de beleza é baixa, uma vez que os serviços são pagos à vista e a necessidade de aquisição de matéria prima e insumos é de pequena monta. O empresário poderá reservar um percentual de 15% do montante investido na instalação do salão de beleza, para garantir o equilíbrio de contas do negócio.
Custos
São todos os gastos realizados na produção de um bem ou serviço e que serão incorporados posteriormente no preço dos produtos ou serviços prestados, como: aluguel, água, luz, salários, honorários profissionais, despesas de vendas, matéria-prima e insumos consumidos no processo de produção.
O cuidado na administração e redução de todos os custos envolvidos na compra, produção e venda de produtos ou serviços que compõem o negócio, indica que o empreendedor poderá ter sucesso ou insucesso, na medida em que encarar como ponto fundamental a redução de desperdícios, a compra pelo melhor preço e o controle de todas as despesas internas. Quanto menores os custos, maior a chance de ganhar no resultado final do negócio.
Os custos para abrir um salão de beleza devem ser estimados considerando os itens abaixo:
1. Salários, comissões e encargos;
2. Tributos, impostos, contribuições e taxas;
3. Aluguel, taxa de condomínio, segurança;
4. Água, Luz, Telefone e acesso a internet;
5. Limpeza, higiene, manutenção;
6. Assessoria contábil;
7. Propaganda e Publicidade da empresa;
8. Aquisição de matéria-prima e insumos;
Divulgação
Poderão ser usados todos os canais de propaganda, de acordo com o porte do empreendimento e a capacidade de investimento do empreendedor. Um pequeno Salão de Beleza poderá utilizar-se de panfletos a serem distribuídos de forma dirigida, em locais de grande circulação de pessoas (próximos ao Salão de Beleza), ou no bairro onde está localizado.
Na medida do interesse e das possibilidades, poderão ser utilizados anúncios em jornais de bairro, jornais de grande circulação, rádio, revistas, outdoor e internet.
O Salão de Beleza deverá ter seu site na internet e utilizá-lo para divulgação de seus serviços.
Outros recursos poderão ser utilizados e se for de interesse do empreendedor, um profissional de marketing e comunicação poderá ser contratado para desenvolver campanha
específica.
Divulgação
Poderão ser usados todos os canais de propaganda, de acordo com o porte do empreendimento e a capacidade de investimento do empreendedor. Um pequeno Salão de Beleza poderá utilizar-se de panfletos a serem distribuídos de forma dirigida, em locais de grande circulação de pessoas (próximos ao Salão de Beleza), ou no bairro onde está localizado.
Na medida do interesse e das possibilidades, poderão ser utilizados anúncios em jornais de bairro, jornais de grande circulação, rádio, revistas, outdoor e internet.
O Salão de Beleza deverá ter seu site na internet e utilizá-lo para divulgação de seus serviços.
Outros recursos poderão ser utilizados e se for de interesse do empreendedor, um profissional de marketing e comunicação poderá ser contratado para desenvolver campanha específica.
Dicas do Negócio
Avaliar a receptividade da clientela à venda de produtos. Lembrar que comércio requer registro de empresa diferenciado de prestação de serviços;
Investir na qualidade global de atendimento ao cliente, ou seja: qualidade do serviço, ambiente agradável, profissionais atenciosos, respeitosos e interessados pelo cliente, além de comodidades adicionais com respeito a estacionamento, facilidade de agendamento de horário, cumprimento de horário, etc;
Procurar fidelizar a clientela com ações de pós-venda, como: remessa de cartões de aniversário, comunicação de novos serviços e novos produtos ofertados, contato telefônico lembrando de prazos para continuidade de tratamentos, etc;
A presença do proprietário em tempo integral é fundamental para o sucesso do empreendimento;
O empreendedor deve estar sintonizado com a evolução do setor, pois esse é um negócio que requer inovação e adaptação constantes, em face das novas tendências que surgem dia-a-dia;
Os empregados devem participar de cursos de aperfeiçoamento, congressos e seminários, para garantir a atualização do Salão de
Beleza.
Dimensionar o conjunto de serviços do Salão de Beleza com base em dados do mercado potencial;
Características específicas do empreendedor
O empreendedor envolvido com atividades ligadas à beleza e estética pessoal, precisa adequar-se a um perfil arrojado e comprometido com a evolução acelerada de um setor altamente disputado por concorrentes nem sempre fáceis de serem vencidos.
É aconselhável uma auto-análise para verificar qual a situação do futuro empreendedor frente a esse conjunto de características, e identificar oportunidades de desenvolvimento. A seguir, algumas características desejáveis ao empresário desse ramo:
-Ter paixão pela atividade e conhecer bem o ramo de negócio;
-Pesquisar e observar permanentemente o mercado onde está instalado, promovendo ajustes e adaptações no negócio;
-Ter atitude e iniciativa para promover as mudanças necessárias;
-Acompanhar o desempenho dos concorrentes;
-Saber administrar todas as áreas internas da empresa;
-Saber negociar, vender benefícios e manter clientes satisfeitos;
-Ter visão clara de onde quer chegar;
-Planejar e acompanhar o desempenho da empresa;
-Ser persistentes e não desistir dos seus objetivos;
-Manter o foco definido para a atividade empresarial;
-Ter coragem para assumir riscos calculados;
-Estar sempre disposto a inovar e promover mudanças;
-Ter grande capacidade para perceber novas oportunidades e agir rapidamente para aproveitá-las;
-Ter habilidade para liderar a equipe de profissionais do Salão de Beleza.
Informações Fiscais e Tributárias
O segmento de salão de beleza, assim entendido como as atividades de limpeza de pele, massagem facial, maquilagem, manicure, pedicure, depilação, além de demais atividades não aqui especificadas, poderá optar pelo SIMPLES Nacional - Regime Especial Unificado de Arrecadação de Tributos e Contribuições devidos pelas Microempresas e Empresas de Pequeno Porte, instituído pela Lei Complementar nº 123/2006, caso a receita bruta de sua atividade não ultrapassar R$ 240.000,00 (microempresa) ou R$ 2.400.000,00
(empresa de pequeno porte) e respeitando os demais requisitos previstos na Lei.
Nesse regime, o empreendedor poderá recolher os seguintes tributos e contribuições, por meio de apenas um documento fiscal – o DAS (Documento de Arrecadação do Simples Nacional):
-IRPJ (imposto de renda da pessoa jurídica);
-CSLL (contribuição social sobre o lucro);
-PIS (programa de integração social);
-COFINS (contribuição para o financiamento da seguridade social);
-ICMS (imposto sobre circulação de mercadorias e serviços) – se comercializar mercadorias, como produtos de higiene, etc.;
-ISS (imposto sobre serviços de qualquer natureza); e,
-INSS (contribuição para a seguridade social).
Conforme o Anexo III da referida Lei Complementar nº 123/2006, as alíquotas do SIMPLES Nacional, para o ramo de atividade de serviços prestados, vão de 6% até 17,42%, dependendo da receita bruta auferida pelo negócio. Se o empreendedor realiza atividade de comercialização de produtos, como de higiene (desde que previsto nos atos de constituição do empreendimento), o Anexo I determina alíquotas entre 4% até 11,61%. Havendo as duas atividades, cada receita específica deverá ser incluída no Anexo pertinente.
No caso de início de atividade no próprio ano-calendário da opção pelo SIMPLES Nacional, para efeito de determinação da alíquota no primeiro mês de atividade, o empreendedor utilizará, como receita bruta total acumulada, a receita do próprio mês de apuração multiplicada por 12 (doze).
No caso do ICMS (se houver venda de produtos), o Estado em que o empreendedor estiver exercendo a atividade conceder benefícios de isenção e/ou substituição tributária para o ICMS, a alíquota poderá ser reduzida conforme o caso. Na esfera Federal poderá ocorrer redução quando se tratar de PIS e/ou COFINS (Resolução nº 05/2007, do Comitê Gestor de Tributação das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte).
Essa opção de tributação poderá ser amplamente vantajosa para o segmento de negócio de salão de beleza, motivo pelo qual sugerimos uma avaliação cuidadosa do regime de tributação apresentado.
Orienta-se ao empreendedor que atente ao tópico Exigências legais especificas, que inclui as normas e regulamentos que devem ser atendidos para operacionalização dessa atividade.