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Ecommerce
LOJAS VIRTUAIS
Dicas para um e-
Como funciona?
A JCMacedo Consultoria Empresarial responde!
Pensando nas dúvidas mais freqüentes de clientes e parceiros sobre comércio eletrônico, a JCMacedo Consultoria Empresarial desenvolveu este “guia” que explica o que é, como funciona e como obter o melhor resultado neste novo mercado/canal de vendas e, sobretudo, como estruturar o seu e-
• VOCÊ SABE O QUE É COMÉRCIO ELETRÔNICO?
E-
-
Isso é possível porque com o Comércio Eletrônico a sua loja estará no ar 24 horas por dia, 365 dias por ano, vendendo por você!
Tudo o que você precisa para ser bem sucedido em Comércio Eletrônico é preparar-
• Montar um plano estratégico para seu negócio;
• Montar uma Loja Virtual que seja atraente e eficaz em transformar os seus visitantes em clientes;
• Divulgar sua loja na internet por meio dos conhecidos sites de busca;
• Estabelecer relacionamento duradouro e gerador de vendas através de e-
E o melhor disso tudo é que todo o conhecimento necessário para montar um negócio vencedor está aqui, à sua disposição, no “Guia de Comércio Eletrônico – JCMacedo Consultoria Empresarial ”! O comércio pela internet já se consagrou como um canal alternativo de vendas, caracterizado pela facilidade e conveniência da compra. É também uma forma barata de aumentar a exposição da sua marca e suas vendas. Em alguns casos, pode ser o único canal de vendas, como na Amazon.com e no Submarino. No Brasil, o processo de conhecimento e credibilidade do Comércio Eletrônico amplia à medida que se divulgam boas experiências de compra. Hoje são mais de 9,5 milhões de e-
Juntos, esses fatores representam uma motivação para as compra on-
Imagine uma loja convencional, como as de rua ou de shopping, só que esta funciona “virtualmente” na internet, acessível pelo seu computador, de qualquer parte do mundo.
Uma loja virtual nos permite comercializar produtos e serviços pela internet de maneira prática e rápida com catálogos de diversos produtos, capacidade para cadastro de clientes, cálculo de frete para envio e controle de pagamentos on-
• Diversas formas de pagamento on-
• Acompanhamento integral da compra;
• Emissão de cupons de desconto para um determinado cliente, grupo de clientes ou produtos;
• Sistema de entrega SEDEX (ECT) já integrado, facilitando a vida na entrega dos seus produtos.
• O QUE PRECISO PARA TER UMA LOJA VIRTUAL? Antes de ser virtual, sua empresa precisa ser real. O procedimento é padrão para qualquer empresa:
• Escolha de um nome • Escolha de um segmento de atuação
• Registro na Junta Comercial • Obtenção de um CNPJ e Inscrição Estadual Uma boa fonte de informações é o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas -
• QUAIS OS MEIOS DE PAGAMENTO DISPONÍVEIS? Inúmeras lojas virtuais já utilizam o serviço de Comércio Eletrônico da JCMacedo Consultoria Empresarial .
São micro, pequenas, médias e grandes empresas beneficiadas pela rapidez, segurança e conforto das transações on-
IMPORTANTE: Este serviço contempla apenas uma configuração para PagSeguro. Caso a loja necessite de mais de uma configuração de um meio de pagamento citado acima, é necessário que contrate o serviço de comércio eletrônico, junto ao Banco de seu interesse.
• COMO POSSO DIVULGAR MEUS SERVIÇOS E/OU PRODUTOS PELA INTERNET? A JCMacedo Consultoria Empresarial conta com diversos recursos de marketing disponibilizados para suas soluções de e-
• COMO FAÇO PARA CONTROLAR MINHAS VENDAS PELA INTERNET? O QUE É UM CATÁLOGO ELETRÔNICO? O catálogo eletrônico é um recurso onde você pode determinar que suas vendas pela internet sejam realizadas apenas por clientes já cadastrados em sua loja. Como administrador você pode liberar ou não um cliente para ver preços e efetuar pedidos em seu catálogo eletrônico. Através desta ferramenta, todas as informações de seus produtos e/ou serviços são armazenadas em uma única base de dados que pode ser alterada de forma rápida, sem necessidade de treinamento prévio. Principais características do Catálogo Eletrônico: • Controle de estoque dos produtos cadastrados; • Organização do catálogo de produtos; • Aceitação das principais formas de pagamento do mercado; • Serviço de ajuda e suporte ao usuário; • Controle do status dos pedidos efetuados; • Emissão de relatórios de acompanhamento dos pedidos; • Manutenção do cadastro de usuários; • Histórico completo de vendas com relatórios; • Carrinho de compras; • Cálculo automático das despesas de envio.Além das compras reais faturadas, você também acompanha as compras “negadas” e os motivos para que isto tenha acontecido.
• A INTERNET É REALMENTE UM CANAL VIÁVEL DE VENDAS? • QUAIS BENEFÍCIOS O E-
Vejamos algumas características de um comércio eletrônico: -
QUEBRANDO PARADIGMAS 1º Paradigma: TECNOLOGIA e INFORMAÇÃO Será que clientes localizados no Amazonas poderão acessar minha loja virtual, hospedada aqui em Santos -
VOLUME x QUALIDADE Tenho que atingir todos os meus clientes para obter rentabilidade nesse canal? Não necessariamente. Várias empresas acabam confundindo volume com qualidade. É preferível que 10 clientes que comprem visitem seu site do que 100 que não comprem. Estabelecer metas do tipo "atingir 5 mil clientes em 1 ano", neste caso, não se aplicam. 3º. Paradigma:
DISPONIBILIDADE, CONECTIVIDADE Tenho que oferecer disponibilidade completa, 24 horas por dia, do meu site de vendas na internet? Isso faz diferença para o meu cliente? Um grande diferencial perceptível por todos que utilizam a internet é a disponibilidade das informações, o acesso ao site. Mais do que oferecer serviços ou produtos, o site deve contar com uma taxa altíssima de disponibilidade*. Outro ponto de grande valor é a confiabilidade. Ser um canal de confiança. Sendo assim, o site pode ter poucas funcionalidades, mas deve estar disponível e ser confiável. *Para atender adequadamente a todos os seus clientes, a JCMacedo Consultoria Empresarial tem procedimentos que foram estabelecidos durante seus anos de aprendizado, e que continuam sendo aprimorados para garantir o mínimo de 99,5% de disponibilidade.4o. Paradigma:
INTERNET: CANAL DE VENDAS BARATO? Economizarei dinheiro vendendo meus serviços e/ou produtos pela internet? Quem imagina que a internet vai substituir todo um canal tradicional de vendas, engana-
EXISTE FORÇA DE VENDAS PELA INTERNET? Depende da sua estratégia, a idéia é modificar o perfil de atuação do vendedor, ele deve se transformar, passar de um "tirador de pedido" para um consultor de vendas, visando ao aumento de market share (participação de mercado) e customer share (captação de clientes). Como tratamos de pessoas, não existem formas lógicas, perfeitas e racionais para lidar com isso. Quando se está ciente da quebra desses paradigmas, entendemos que a implementação de uma iniciativa de venda pela internet tem mais chances de sucesso. Citamos abaixo alguns pontos de grande importância que devem ser considerados:
• METAS X INICIATIVAS DE VENDAS Invista tempo em conhecer bem os seus clientes. Segmente-
• FUNCIONALIDADE, PRATICIDADE, AGILIDADE Junto com a campanha anterior, defina o que é prioritário para os seus clientes em termos de funcionalidade. Você pode estar se preocupando demais em oferecer um catálogo de produtos colorido, quando na verdade o que o seu cliente procura é apenas uma forma rápida e prática de copiar o pedido do mês anterior, sem ter que digitá-
• ACOMPANHAMENTO Toda iniciativa deve ser acompanhada e medida. Vários clientes que conhecemos implementam iniciativas de internet e não se preocupam em efetuar medições sobre a atividade no site. Algumas companhias utilizam pesquisas on-
• RELACIONAMENTO COM CLIENTES Utilizando a internet como canal de vendas, devemos pensar em iniciativas para estreitar nosso contato e o relacionamento com o cliente. Por exemplo, se o seu pedido sempre é feito no dia 10 e segue um padrão, por que não pensar em um planejamento para os próximos 03 ou 06 meses, facilitando a sua vida e a de seus clientes? Existe alguma forma melhor para integrar nossos serviços? Um bom exemplo seria o monitoramento de estoques, evitando que seu cliente queira adquirir um produto e/ou serviço disponível para venda no seu site e, infelizmente, indisponível para entrega. •
CAMPANHAS PARA E-
• Avaliar a efetividade de campanhas para produtos ou serviços específicos, identificando características dos grupos de clientes envolvidos; • Obter a diferenciação entre os clientes que chegam a uma mesma seção do site, conseguindo avaliar a efetividade por segmento de cliente; • Comprovar quais clientes utilizam as promoções enviadas pelos e-
• SEGURANÇA, SITES SEGUROS A JCMacedo Consultoria Empresarial implementa todas as políticas de segurança necessárias para que seu Comércio Eletrônico funcione adequadamente, permitindo registro do tráfego de suas páginas seguras e seus serviços associados, sem interferir na navegação normal dos seus clientes.
• RELATÓRIOS AUTOMÁTICOS Se seu tempo não lhe permitir acessar de maneira permanente suas estatísticas para revisá-
IMPORTANTE: Seu e-
VOCÊ SABIA? A JCMacedo Consultoria Empresarial tem por um de seus principais objetivos explicar e familiarizar pessoas e empresas com o ambiente da internet, e para isso traz para seu conhecimento algumas informações importantes deste mercado:
A FORÇA DO E-
O CONSUMIDOR É O GRANDE VENCEDOR A internet possibilita ao consumidor mais informação sobre produtos e mercado, o que gera maior poder de barganha. As pesquisas indicam que um percentual expressivo de pessoas que se dirigem ao balcão de uma loja já sabe exatamente o valor do produto no mercado e quanto estão dispostas a pagar por ele. Em pesquisas realizadas, os livros foram os itens mais comprados, totalizando 41% de produtos, seguidos pelo setor de vestuários, acessórios e calçados, com 36%; setores como turismo, vídeos, DVDs e jogos, ficaram em 24%; e os eletrônicos 23%. A categoria que mais cresceu nos últimos anos foi a de vestuário, acessórios e calçados, que passou de 20% para 36%. Podemos dizer que mais de 50% dos internautas são fiéis às compras em um site que possuem conhecimento e estão familiarizados com ele, entre eles existem compradores que usam recomendações pessoais para escolher uma loja virtual. Uma outra parte destes consumidores preferem motores de busca ou navegou para encontrar um portal. Outro dado interessante é que muitas vezes o consumidor levanta informações sobre um determinado produto na internet, vai até a loja para conhecer e analisar o produto e volta para a internet para comprar na loja virtual que estiver oferecendo o melhor preço naquele momento. As armas da loja virtual são: comodidade e menor custo na transação; a força da loja tradicional é a possibilidade do cliente observar melhor e “sentir” o produto. Em paralelo à competição, existe também a colaboração: as lojas tradicionais que realmente oferecem valor ao cliente recebem cada vez mais visitantes atraídos por meio do canal internet.
NÃO ESTAR NA INTERNET É MORRER LENTAMENTE As empresas que não derem a importância devida ao seu comércio eletrônico podem estar cometendo suicídio. E isso é válido não somente para as empresas de varejo. O comércio eletrônico é cada vez mais a porta de acesso às empresas. É onde ela fortalece sua identidade, consolida sua marca, interage com clientes e fornecedores e vende seus produtos. Um site inútil sugere ao consumidor a existência de uma empresa “fraca”, e o concorrente estará sempre à espreita, à distância de um clique no mouse. Muitos já estão ganhando dinheiro com o e-
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